Assim como você toma banho todos os dias, Precisa limpar a mente – para ter paz, criar asas e voar”

Saucham, em sânscrito, significa limpeza – externa e interna. A limpeza externa é um valor compreendido universalmente, pois enxergamos com facilidade os benefícios advindos dela: corpo limpo, casa limpa, roupas limpas tornam a vida mais agradável. Já a limpeza interior é menos reconhecida em nossa sociedade. Trata-se da limpeza da mente.
Sabe o que torna uma mente suja? Inveja, raiva, ódio, medo, egoísmo, culpa, orgulho, todas essas reações negativas e o ressentimento que as acompanha…
A cada dia, partículas de poeira pousam em nossa pele, roupas, objetos à nossa volta. Para nos manter limpos, tomamos banho e nos trocamos, assim como varremos, espanamos e enxaguamos nossas casas e escritórios. Essas são tarefas diárias. Com a mente, é necessário realizar a mesma coisa: diariamente precisamos limpar a sujeira produzida. A questão é: Como?
E a resposta é simples: cada reação mental negativa que temos deve ser contrabalançada por uma reação positiva. Por exemplo: vamos imaginar que alguém faz algo de que não gostamos. Pronto: ressentimos-nos. Mas, perceba: o outro faz algo errado e nós é que sofremos com o ressentimento _ que gera raiva, dor e desequilibra nossa paz mental. É preciso então gerar imediatamente um pensamento contrário, algo de bom sobre aquela pessoa. E sempre há algo de bom, em todo mundo – é questão de queremos descobrir.
A partir do pensamento e do sentimento positivos, podemos encontrar o amor _ o mais poderoso “detergente” da mente.
Todo ser humano tem as características de uma pessoa santa, como compaixão e amor, e tem falhas. Isso é parte da nossa dualidade. As qualidades positivas são da nossa verdadeira essência, as negativas são acidentais e pertencem ao nosso ego. Reconhecer esse fato é estar em um nível de consciência mais elevado, pelo qual devemos agradecer.
Em resumo: sempre que sentirmos ressentimento, mágoa, raiva de alguém ou de alguma coisa, devemos imediatamente introduzir pensamentos opostos, analisar a pessoa ou a situação sob outro ponto de vista. É assim que limpamos nossa mente a cada dia, da mesma maneira que tomamos banho.
A mente limpa está sempre calma e, ao mesmo tempo, alerta. Está sempre pronta para vivenciar novas experiências e aprendizados. Assim ficamos livres para criar asas e voar!
Um dos caminhos para limpar a mente é através da meditação. Cada vez mais estudada por médicos, psicólogos, terapeutas e outros cientistas, essa prática traz inúmeros benefícios, como a regularização da pressão arterial, o aumento do fluxo de sangue e absorção de oxigênio no corpo, a redução dos níveis de estresse e o tratamento de processos de depressão. Assim a meditação traz benefícios físicos e mentais, funcionando como uma forma de “autoterapia” acessível a todas as pessoas. Na Estação Bem Estar as aulas de meditação são gratuitas, têm duração de vinte minutos e acontecem às terças, quartas, quintas e sábados.