Yoga é uma ciência antiga herdada pelos seres humanos de nossa era. É um presente de nossos ancestrais, que durante suas vidas trabalharam para o desenvolvimento e perpetuação de todo o legado e cultura desta bela prática que traz inúmeros benefícios e nos transforma em seres humanos mais felizes e saudáveis
Muitas vezes perguntam: Como se diz? O Yôga ou a Yóga? De acordo com a principal língua antiga da Índia, o Sânscrito, dizemos e escrevemos “O Yoga”, pois a vogal “o” em Sânscrito tem o som fechado e Yoga é uma palavra masculina. De fato, poderíamos até acrescentar o acento circunflexo para enfatizarmos o som de um “o” mais fechado, mas como estamos utilizando o vocabulário de Sânscrito, deixamos a palavra sem alteração, e nos referindo a ela como o Yoga, imaginando que sobre a letra “o” de Y(ô)ga exista um acento circunflexo, como no exemplo.
O Yoga é proveniente dos períodos remotos da história e teve seu florescimento na Índia por volta de 6.000 anos atrás. Ao longo dos milênios vários filósofos, sábios, santos e Yogis dedicaram suas vidas elaborando novas técnicas e teorias para complementar o entendimento e a utilização das práticas, reorganizando e sistematizando os diversos aspectos desta ciência.
Atualmente o Yoga é considerado pela ciência médica uma terapia de apoio muito eficaz para promover a saúde e despertar o potencial de equilíbrio e reabilitação do organismo, principalmente para os distúrbios crônicos como diabetes, asma, hipertensão, insônia, depressão, estresse dentre outros. As práticas de Yoga estimulam o sistema nervoso, ativam a circulação, trabalham as diversas articulações do corpo, liberam o sistema muscular, relaxam profundamente, concentram a mente e liberam a criatividade.
Uma vez que o corpo é o nosso “instrumento vital”, um cuidado e carinho especial deve ser tomado por cada um de nós, para que possamos manter os sistemas de funcionamento do corpo em equilíbrio. A integração entre o corpo, a mente e as emoções são essenciais para uma vida mais harmoniosa, criativa e saudável. Para que o organismo funcione bem precisamos escutar as necessidades internas e buscar adaptar melhor os hábitos cotidianos experimentando a vida com consciência.
Aplicamos o sistema de Yoga conhecido como Satyananda Yoga, desenvolvido pelo Swami Satyananda Saraswati, fundador da Bihar school of Yoga, na Índia. Atualmente este sistema de Yoga é reconhecido mundialmente pela qualidade de trabalho e técnica. A metodologia de Satyananda Yoga propõe um programa contínuo e progressivo com base nas tradições antigas e pesquisas científicas modernas acessíveis a todos os praticantes.
As aulas de Yoga têm duração de uma hora e ocorrem num espaço especialmente preparado para atender com conforto e acolhimento aos alunos. As aulas contemplam as práticas de Asanas (posturas psicofísicas que estimulam flexibilidade e força), Prananigrahas e Pranayamas (exercícios respiratórios e de condução de energia pelo corpo e mente), Yoganidra (técnica de relaxamento) e Meditação. A prática de Yoga pode ser feita em grupo, em turmas de até nove alunos, ou individualmente, em horário específico solicitado pelo aluno.
 

 


YOGANIDRA: SAÚDE E RELAXAMENTO
A saúde decorre da expressão livre do uso dos dons e talentos peculiares, da criação e recriação contínuas de novas possibilidades de crescimento e evolução. É o exercício pleno dos propósitos e desígnio da própria essência.
O relaxamento é uma via das mais eficazes e seguras para se alcançar a saúde. No relaxamento, a pessoa é capaz de se perceber, de se observar sem questionamentos ou exigências às quais estamos diariamente expostos.
Uma técnica de relaxamento muito utilizada no Yoga é o Yoganidra, yoga se refere à consciência e nidra a sono.   Yoganidra è um estado no qual o corpo adormece e a mente permanece atenta. Nessa técnica, permanecemos entre o sono e a vigília, o corpo permanece completamente relaxado (pelo menos o mais relaxado possível), a mente atenta e a consciência desperta.
No nível físico o Yoganidra pode desfazer contrações musculares, até mesmo inconscientes, de modo lento, porém seguro. Essa descontração física possibilita também uma descontração em nível psíquico, de forma que o inconsciente vai liberando conteúdos suavemente, e leva o praticante a vivenciar mais profundamente seu mundo interior.
Em nível psíquico/emocional, um elemento do Yoganidra que possui uma grande importância é o Sankalpa, ou propósito. A fixação de um propósito em determinado estágio do relaxamento è um poderoso método de reestruturação da personalidade por linhas positivas. Se você sabe o que você pode alcançar na vida, o propósito pode ser o criador do seu destino. Quando você enuncia um propósito no relaxamento consciente, você planta uma semente num momento onde a mente se encontra retraída no sensório e se torna mais receptiva.
Finalmente, é preciso que comecemos a cultivar formas de fortalecer o sentimento de integridade, de presença lúcida em nossa vida e assim, poder impulsionar a saúde como forma de expressão do dia a dia.